subject
Direito, 11.03.2022 08:50 santosamanda45503

Luiz Felipe, empresário bem sucedido, faleceu em 2019. Apesar de sua constante exposição na mídia, em razão do programa que apresentava e de propagandas
comerciais, guardava discrição sobre sua vida pessoal. Sabia-se que era pai de dois
filhos nascidos de seu relacionamento com Regina.
Instaurada a ação de inventário dos bens deixados pelo empresário, Regina
ajuízou demanda com fim de ter reconhecido e declarado como união estável o
relacionamento que teve com Luiz Felipe, o que, além disso, lhe tornaria possível o
ingresso na ação de inventário.
Os advogados do apresentador alegaram que entre ele e Regina fora celebrado
um negócio jurídico cujos termos estabeleciam que ela seria exclusivamente mãe dos
filhos e não teria qualquer vínculo familiar com o falecido.
Nesse mesmo período, foi solicitada habilitação no inventário por Sérgio, que
alegou ter sido companheiro de Luiz Felipe, apresentando documentos e fotos de
viagens que haviam realizado juntos.
***
1. Como podem ser conceituados família e direito de família?
2. Há entidade familiar surgida nos relacionamentos indicados no enunciado?
3. O negócio jurídico celebrado entre Luiz Felipe e Regina é válido? Se tomado
como contrato de namoro, a resposta mudaria?
4. Supondo que o apresentador tivesse doado material biológico para reprodução
assistida, requerendo sigilo sobre sua identidade, poderiam ser obstados a
investigação de paternidade e os eventuais efeitos sucessórios por aquele que
alega ser filho?

Respostas

Respostas
Resposta de: Busca

resposta: competência privativa da união federal, embora possam os estados legislar supletivamente sobre a atividade nuclear, após autorização dada por lei complementar"

explicação:

Respostas
Resposta de: Busca
Todas as respostas estão corretas, obrigada.
Respostas
Resposta de: Busca

resposta:

letra a

explicação:

o princípio da justeza (ou da conformidade funcional) prevê que o órgão encarregado da interpretação constitucional não poderá chegar a uma conclusão que perturbe o esquema organizatório-funcional nela estabelecido. assim, o intérprete não poderá modificar o sistema de repartição de competências e divisão das funções constitucionais. a resposta, portanto

Respostas
Resposta de: Busca

resposta: letra d errada

explicação: letra a: correta. a ponderação ou harmonização é princípio interpretativo que visa solucionar conflitos entre bens jurídicos, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros.  

letra b: correta. a interpretação conforme à constituição é técnica de interpretação das normas infraconstitucionais polissêmicas (ou plurissignificativas). dentre várias interpretações possíveis de uma norma, o intérprete deve priorizar aquela que a compatibilize com a constituição.  

letra c: correta. esse é exatamente o conteúdo do princípio da concordância prática (ou harmonização). busca-se, por meio desse princípio, solucionar conflitos entre bens jurídicos constitucionalmente protegidos.  

letra d: errada. há três etapas na aplicação do princípio da proporcionalidade: adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.  

letra e: correta. segundo o princípio do efeito integrador (ou eficácia integradora) deve ser dada preferência, na interpretação constitucional, às determinações que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política.

Outra pergunta: Direito

question
Direito, 15.08.2019 00:10
Apalavra constitucionalismo, como apontam os juristas, é de origem recente e traduz o resultado dos movimentos contrários a determinados modelos de governo predominantes em denominada quadra histórica. nesse sentido, o constitucionalismo traduz: a) a centralização de governo. b) a limitação do poder. c) a vitória do proletariado. d) a democracia socialista. e) o governo das elites.
Respostas: 3
question
Direito, 15.08.2019 05:27
Oembrião in vitro tem direito a herança de seu pai? ​
Respostas: 1
question
Direito, 15.08.2019 03:21
Pode-se conceituar licitação como “ um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas”. (conceito de celso mello, trazido em: hack, érico. noções preliminares de direito administrativo e direito tributário. curitiba: intersaberes, 2013). com base nos conteúdos vistos na disciplina e na obra base, assinale a alternativa que especifica, corretamente, sobre o objetivo da licitação: a a licitação tem como objetivo selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, contratar obras, serviços e compras e não é possível que o julgador leve em consideração preferências pessoais, amizades ou inimizades. b a licitação tem como objetivo realizar o controle da administração pública, através da participação da sociedade no governo. c a licitação tem como objetivo selecionar os melhores candidatos para ocupar cargos no serviço público. d a licitação tem como objetivo a punição do servidor público que comete faltas graves no desempenho de suas funções. e a licitação tem como objetivo controlar a administração pública direta e indireta.
Respostas: 3
question
Direito, 15.08.2019 03:00
1) sobre os empregadores rurais, urbanos e domésticos, é correto afirmar que: a) o empregador urbano e o empregador rural são equiparados, pois um empregador urbano poderá exercer suas atividades no campo. b) os empregadores urbano e doméstico são equiparados porque são pessoas que desempenham atividades com fins lucrativos, ao contrário do empregador rural. c) o empregador rural não pode ser uma pessoa jurídica. d) o empregador doméstico pode ser uma pessoa jurídica. e) o empregador doméstico difere do empregador rural porque sua atividade não é de finalidade lucrativa.
Respostas: 3
Você sabe a resposta certa?
Luiz Felipe, empresário bem sucedido, faleceu em 2019. Apesar de sua constante exposição na mídia,...
Perguntas
question
Biologia, 21.08.2021 23:50
question
Matemática, 21.08.2021 23:50
Perguntas no site: 31884238