subject
História, 10.03.2022 21:20 fernandaa58

Como funciona o sistema do coronelismo

Respostas

Respostas
Resposta de: juhbs86544

Como forma de poder político consiste na figura de uma liderança local — o coronel —que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados. O voto branco e nulo são resquícios desse coronelismo, já que esses votos só facilitavam a entrada dos candidatos no poder.

Respostas
Resposta de: camila5715

Como forma de poder político consiste na figura de uma liderança local — o coronel — que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados. O voto branco e nulo são resquícios desse coronelismo, já que esses votos só facilitavam a entrada dos candidatos no poder.

Respostas
Resposta de: fernanda0630

man eu não CEI

Explicação:

medescupa

Respostas
Resposta de: rose8299

Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.

Respostas
Resposta de: paulricar0
No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). 
Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
Fraude eleitoral: os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações. 
Política do café-com-leite: no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros.
Política dos Governadores: os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranqüila. Os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam , em troca deste apoio, liberação de verbas federais. Esta prática foi criada pelo presidente Campos Sales (1898-1902) e fortaleceu o poder dos coronéis em seus estados.
Com a Revolução de 1930 e a chegada de Getúlio Vargas à presidência da República, o coronelismo perdeu força e deixou de existir em várias regiões do Brasil. Apesar disso, algumas práticas do coronelismo, como, por exemplo, a compra de votos e fraudes eleitorais continuou existindo, por muito tempo, em algumas regiões.
Respostas
Resposta de: pattiniantonia92
O coronelismo foi bem presente no período de república velha, onde os "coronéis", que eram os grandes cafeicultores e possuíam muitas terras eram quem dominavam o país. Um coronel poderoso era aquele que possuía o maior curral eleitoral, isto é, quanto mais votos garantidos ele teria nas eleições. O voto era de cabresto, as pessoas eram obrigadas a votar no candidato que o coronel exigisse.
Respostas
Resposta de: Busca

resposta:

hitler foi um dos maiores ditadores do mundo, quando começou seu governo ele levantou a alemanha do fracasso que ela tinha ficado depois da primeira guerra mundial, porém ele não estava satisfeito e queria mais territórios além da alemanha, e também queria humilhar os países vencedores da primeira guerra mundial por conta do tratado de versalhes que humilhou bastante a alemanha.

com isso hitler procurou o primeiro ter paz nos seus primeiros anos para depois atacar, fiz um contrato de não invasão com a união soviética mas depois de conquistar muitos territórios queria também esse território e descumprindo o tratado invadiu.

explicação:

hitler era extremamente absolutista , e não aceitava de forma alguma ter que sair de berlim para não morrer na mão dos russos , tanto que ele e sua ex-esposa suicidaram-se mas não se renderam.

Respostas
Resposta de: Busca
Materia prima
arte amor espirito compaixao9 

Outra pergunta: História

question
História, 15.08.2019 01:04
Oque foram cercamentos e como transformaram a terra em mercadoria? explique ​
Respostas: 1
question
História, 15.08.2019 00:49
Segundo d. pedro i, qual a essência de poderes no impé (15 pontos pra resposta correta, se for qualquer coisa eu vou denunciar)
Respostas: 1
question
História, 15.08.2019 00:17
Por que e inadequado o uso do termo "renascimento" para descrever as mudanças culturais na europa de baixa idade media? ​
Respostas: 2
question
História, 15.08.2019 04:42
Para quem o rei doou as capitais reeditarias ?
Respostas: 1
Você sabe a resposta certa?
Como funciona o sistema do coronelismo...
Perguntas
question
Biologia, 31.03.2021 17:40
question
Filosofia, 31.03.2021 17:40
question
Matemática, 31.03.2021 17:40
Perguntas no site: 31884238