napoleão movia guerra na europa contra a inglaterra em princípios do século xix e assim impôs um bloqueio ao comércio entre inglaterra e o continente.
portugal representava um brecha no bloqueio, por isso, deveriam ser dominadas por napoleão. dom joão vi, regente do reino desde 1792, decidiu-se pela transferência da corte para o brasil. embarcaram em novembro de 1807 e no início de 1808 já se encontravam instalados.
ao chegar, dom joão decreta a abertura dos portos às nações amigas (que desde sempre estiveram fechados para evitar a quebra do exclusivo comercial colônia-metrópole) para que pudessem ter continuidade de comércio, que antes tinha lugar em portugal, pelo brasil. a inglaterra foi a principal beneficiária da medida garantida a entrada de seus manufaturados e aos proprietários
rurais produtores de bens destinados à exportação que se livraram do monopólio comercial da metrópole. houveram várias reivindicações de comerciantes que conseguiram algumas concessões da coroa.
1810 – a escalada inglesa pelo controle do mercado colonial brasileiro culminou no tratado de navegação e comércio, assinado após longas negociações. a tarifa a ser paga sobre as mercadorias inglesas exportadas para o brasil foi fixada em apenas 15 % de seu valor. com isso, os produtos ingleses ficaram em vantagem até com relação aos portugueses.
a transferência da sede da monarquia portuguesa para o brasil mudou o quadro das relações internacionais no contexto da américa do sul. a política externa de portugal passou a ser decidida (…) na colônia, instalando-se no rio de janeiro o ministério da guerra e assuntos estrangeiros. (…) a vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da colônia para o rio de janeiro, mudando também a fisionomia da cidade.
a presença da corte portuguesa no brasil representou uma circunstância absolutamente sem precedentes na história moderna da humanidade, criando fato consumado de difícil reversão. a estrutura administrativa concebida para viabilizar o funcionamento do governo português no brasil naturalmente incluiu o estamento militar. nesse campo, a ação mais importante foi a criação da academia real militar, posta a funcionar em 23 de abril de 1811.