Respostas

Pérsia
Explicação:
Segundo estudiosos, a primeira religião a adotar o monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.

Espero ter ajudado!


resposta:
a coreia, desde sua guerra civil, é um país que está em constante conflito e apresenta mudanças intensas nos cenários políticos, econômicos e sociais. atualmente, é o foco de muitos embates e traz uma bagagem muito grande de conteúdos que podem ser cobrados nos vestibulares.
com a sua divisão no período da guerra fria entre coreia do norte e do sul, a primeira ganha destaque nos conflitos geopolíticos, em função do seu programa nuclear, estilo de liderança militar e mistério para o resto do mundo.
com a quantidade de informações disponíveis atualmente, conhecer a fundo a história desse país pode ser um grande desafio para os estudantes. por isso, preparamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre a coreia do norte e seus conflitos.
o regime da coreia do norte
para falar sobre todo o regime atual da coreia do norte, é necessário fazer uma retomada histórica da sua criação e constituição, afinal, sua história é permeada de guerras e confrontos que sustentam as notícias atuais.
a guerra da coreia
após o final da segunda guerra mundial, o mundo presenciou o período da guerra fria, uma disputa estratégica e de liderança entre os estados unidos (eua), com o sistema capitalista, e união soviética (urss), com o regime comunista. foi, então, a partir desse período que a coreia se dividiu entre coreia do norte, que segue a linha comunista, e coreia do sul, capitalista.
isso porque, até então, a coreia do norte era um país dominado pela união soviética e a do sul, pelos estados unidos. no entanto, um ano após a divisão, kim ii-sung tornou-se presidente da coreia do norte, criando o partido comunista da coreia do norte e proclamando a república popular democrática da coreia. assim, as urss deixou o país.
esse movimento serviu de base para que a coreia do sul também fizesse a sua proclamação e, então, cortasse as relações diretas com os estados unidos. porém, esse processo gerou conflitos territoriais e ideológicos entre as duas coreias e, com isso, o norte invadiu o sul iniciando a guerra da coreia, em 1950.
depois de três anos de disputa, em 1953 os países assinaram um documento de trégua, estabelecendo um perímetro desmilitarizado na fronteira entre os dois países. acontece que, em nenhum momento um tratado de paz foi desenvolvido, gerando conflitos até a contemporaneidade.
regime atual
com tudo isso que aconteceu, a coreia do norte se fechou em seu regime comunista e de extrema esquerda, enquanto que a do sul manteve um contato político, econômico e social aberto com o resto do mundo.
dessa forma, o regime norte-coreano criou um sistema rígido e ditatorial de regras, costumes e valores que devem ser carregados de geração para geração, além de evitar ao máximo ações políticas em parceria com a comunidade internacional.
tal regime baseia-se na ideologia juche, um conceito autônomo desenvolvido pela própria coreia do norte para encontrar valores intermediários entre os sistemas comunistas e socialistas, afirmando o seu posicionamento enquanto república.
Outra pergunta: História























