1) respetivamente, a pressão dos líderes políticos brasileiros sobre o imperador e a morte de dom joão xi, em 1826, pai de dom pedro i.
2) em primeiro plano, é importante destacar que os europeus abraçam as bandeiras iluministas por meio da ação política burguesa e que tal classe social se volta contra entraves de origem feudal em busca de uma economia baseada na livre concorrência e a organização de um estado que coloca todos os seus integrantes sob a vigência da mesma lei. na prática, essa igualdade se mostra bastante questionável no momento em que os novos governos e a burguesia vetam a participação dos populares.nas américas, esse tipo de contradição se mostra bastante próximo, já que a formação de uma elite privilegiada e a exploração do trabalho são traços típicos da experiência colonial deste espaço. de fato, são os próprios membros dessa elite que, mediante as mudanças vividas no capitalismo, capitaneiam os movimentos de emancipação política nas américas defendendo os ideais de liberdade do iluminismo, tendo somente em vista o reforço de seu elo econômico com as grandes potências capitalistas.
3) o tratado favoreceu a inglaterra pois os proutos ingleses com 15% de impostos, pagavam menos pela importação no país, se tornando assim mais baratos que os produtos portugueses e de outras nações que pagavam mais impostos alfandegários.
4) após a chegada da família real portuguesa no brasil, iniciou-se o período joanino (1808-1821). a transferência do estado português para o brasil foi fundamental para que o país pudesse encaminhar seu processo de emancipação política. na época, d. joão vi, era príncipe- regente e dirigia o governo no lugar de sua mãe doente, dona maria i, a rainha de portugal.
em 1808, foi autorizado o livre comércio entre o brasil e as demais nações não-aliadas da frança, conhecido como a abertura dos portos. com isso, os contrabandos diminuíram bastante. naquele mesmo ano também foram autorizadas as atividades industriais na colônia. surgiram muitas fábricas e manufaturas, o que contribuiu para o desenvolvimento do brasil, que até aquele momento era completamente agrário.
foi criado o banco do brasil, que passou a servir de agente financeiro do governo, administrando os fundos orçamentários e ampliando a disponibilidade de moeda e crédito para o público. foram fundadas escolas médico-cirúrgicas em salvador e no rio de janeiro e transformadas em academias em 1813.