
No Brasil, a manifestação indígena se iniciaria de maneira mais organizada apenas na década de 70, tendo em vista a necessidade de proteção de terras em relação a políticas expansionistas da ditadura militar. Logo após esse período, em 1983, o primeiro deputado índio é eleito no país, reforçando a ideia de que, para evoluir em sua luta, os povos indígenas precisariam ser representados por quem a conhecia e vivenciava de fato.
Nos anos seguintes, os índios fizeram-se presentes no Congresso Nacional e na política de forma geral, organizando protestos e criando grupos autônomos de reivindicações. Algum tempo se passou até que, em 2002, fosse criada a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, como uma maneira de unir as necessidades dos povos em geral em uma única voz.
Tomando como base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Respostas



parâmetros curriculares nacionais sob duas formas. a primeira diferença entre as diretrizes curriculares nacionais (dcn) e os parâmetros curriculares nacionais (pcn) se da devido ao fato que os parâmetros curriculares são “recomendações” de normas para as escolas e professores seguirem, cujas normas não são reforçadas pela lei. por outro lado, as diretrizes curriculares são normas que as escolas e professores são obrigados a seguirem, estas, por sua vez, são reforçadas pela lei. a segunda diferença entre as mesmas é que as dcns proporcionam metas e objetivos às escolas seguirem. já os pcns apresentam orientações e referências curriculares. no entanto, a verdadeira diferença se espalha muito adiante disso, abordando diversos tópicos e conteúdos educacionais. para melhor definir o que são os parâmetros e diretrizes, devemos ter em mente o fato que elas não vieram como uma solução para todos os problemas e defeitos da educação brasileira, mas sim como um ponto de partida para amenizar os problemas apresentados no ensino, assim como apoiar a questão de educação para todos, apresentado na constituição federal de 1988.
o que define a estrutura dessas duas posições curriculares?
os parâmetros curriculares, inicialmente criados em 1997, são diretrizes elaboradas pelo governo federal que designam um sentido ao encaminhamento da educação, assim sendo, ela são a referência básica para a construção das matrizes curriculares do professor. separadas por disciplinas, elas buscam ajudar e orientar a elaboração e revisão do currículo, a formação do professor (inicial e continuada), metodologias a serem abordadas, discussões pedagógicas. além disso, também buscam indicar os melhores livros, e materiais pedagógicos, assim como suas formas de produção. tendo seu marco inicial na lei de diretrizes e bases da educação (9.394, 20/12/1996), as diretrizes curriculares são normas orientadoras da educação. elas se mostram como um conjunto de definições de ensinamento sobre princípios, bases e metodologias na educação básica. tais definições buscam orientar as escolas quanto à organização, cobertura, avaliação pedagógica, além de outros focos escolares. as dcns também levam os colégios a formar seu currículo de acordo com o público regional e outros aspectos locais influentes. dessa forma, as dcns apresentam uma luta à valorização da autonomia do colégio e do seu intuito pedagógico.
espero ter ajudado!

Outra pergunta: Pedagogia






















